Categorias
dicas

O Conceito de Empreendedorismo

E, para algumas, o empreendedorismo é a forma encontrada para lucrar com o seu empreendimento individual. Quando alguém usa a palavra empreendedorismo sozinha, sem complementos, geralmente está se referindo ao ato de criar o próprio negócio de produtos ou serviços – independentemente do porte. Pode ser um MEI que faz bolos sob encomenda, uma pequena loja de roupas ou uma startup. Apesar de ser um termo bastante utilizado no mundo dos negócios, empreendedorismo nada mais é que o ato de empreender – por em execução, fazer, realizar. Intraempreendedora é a pessoa enxerga nos problemas do dia a dia oportunidades de crescimento para a empresa, sendo capaz de inovar sistêmica e constantemente. De fato, em muitas cidades se demora muito para abrir uma empresa, às vezes passando dos 100 dias para obter o registro completo, como em São Paulo.

Essas oportunidades normalmente correspondem a um problema ou a uma necessidade que a população – ou uma parte dela – possui. Ao longo deste artigo, vamos explicar tudo o que você precisa saber para se qualificar e ter sucesso como home office empreendedor. Cartilha orienta sobre a maneira correta de abrir uma loja virtual usando conceitos de e-commerce. Transformar-se em um empreendedor pode ser muito mais fácil com a ajuda de profissionais reconhecidos no mercado.

O importante é saber o que funciona melhor para cada negócio e ter jogo de cintura para lidar com as adversidades. Não tem como explicar o que é empreendedorismo sem falar da pessoa que empreende. Para alguns, pode até parecer uma posição de glamour, cheia de pompa e de reconhecimento fácil, mas a realidade é quase sempre bem diferente. Somos a rede formada pelas empreendedoras e empreendedores à frente das scale-ups que mais crescem no mundo e que são grandes exemplos para o país.

Segundo uma pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor, mais de 52 milhões de brasileiros entre 18 e 64 anos estão envolvidos com esse tipo de atividade desde 2018. Isso se deve aos avanços tecnológicos e a popularização das soluções digitais no cotidiano, trazendo novas demandas e a necessidade de inovar para atender a essas mudanças. O ato de criar o próprio negócio já constitui a base do que é empreendedorismo.

Qual é o conceito de empreendedorismo?

Além disso, correr riscos calculados aumenta a competitividade do seu negócio, reduzindo as chances de que seja superado pela concorrência por ter se tornado obsoleto. O caminho do empreendedor é, muitas vezes, solitário, porque ele precisa se empenhar para dar vida ao seu projeto. Se você quiser fazer a sua empresa crescer, precisa confiar em outras pessoas para delegar a elas atividades importantes. Se a ideia é ganhar dinheiro rápido, talvez seja mais inteligente buscar uma consultoria sobre aplicações financeiras e escolher a mais vantajosa. No entanto, à medida em que a carteira de clientes e sua equipe crescerem, a tendência é que sua agenda seja muito mais ocupada pela rotina de administração e gerenciamento empresarial. Uma vez que esteja à frente da sua empresa, você vai assumir atividades de gestão e liderança que exigem conhecimento para ser executadas com sucesso.

Conceito de empreendedorismo: Entenda o que é e como aplicar

Quando sua ideia já estiver validada comece a fazer networking e apresentá-la para as pessoas. Não adianta ficar imaginando e colocando no papel todas as ideias como se fossem perfeitas. Assim, é possível entender se as ideias que você teve são realmente praticáveis ou necessitam de ajustes. Apesar da demora para chegar até aqui, a quantidade de novos empreendedores ultrapassa os 5 milhões que geram emprego e movimentam a economia no país. É natural que algumas pessoas tenham medo de investir em tempos de incerteza econômica, como o que estamos passando agora.

Empreendedores na Formulação de Políticas Públicas

Por esse motivo, o empreendedorismo corporativo costuma se desenvolver onde existe uma cultura empresarial específica. Esta cultura deve estimular os funcionários a se engajarem no desenvolvimento da empresa. Ele ocorre quando a ideia tem como objetivo principal trazer melhorias para a sociedade. Algumas das áreas em que esse tipo de iniciativa pode ficar muito evidente são a educação, a saúde e o meio ambiente. O empreendedor é o indivíduo que se coloca à frente de projetos inovadores, promove transformações, enxerga oportunidades em locais ainda não explorados, põe em prática novas ideias e realiza mudanças por onde passa. O empreendedorismo, sem dúvidas, abre muitas portas para aqueles que estão dispostos a se arriscar.

O empreendedorismo como área de pesquisa acadêmica

Musk já foi CEO do PayPal e criou empresas ousadas como Tesla, SpaceX e SolarCity. Prodígio desde a infância, Bill Gates começou a carreira enquanto ainda estudava, desenvolvendo sistemas específicos para empresas. O executivo chegou a enfrentar um sequestro, um processo movido pela mãe e a perda do comando do Pão de Açúcar para sua corporação sócia, a Casino, em 2012. Um dos maiores nomes do varejo no Brasil, Abilio Diniz adiou o sonho de se tornar professor para abrir, junto ao pai, o primeiro supermercado da rede Pão de Açúcar, em 1959. Elas podem atuar em áreas completamente diferentes da sua, mas, às vezes, somente conhecer sua história é o suficiente para receber uma alta carga de motivação.

Este modelo tem ganhado mais popularidade com o surgimento de empresas mais modernas, como startups, onde existe uma cultura de compartilhamento de ideias mais forte. O empreendedorismo corporativo tende a ser bastante positivo para empresas que estão buscando se atualizar no mercado. O empreendedorismo de negócios envolve a criação e o desenvolvimento de empresas do comércio tradicional. Este é o modelo mais popular por ser praticado há mais tempo em relação aos outros. O empreendedorismo digital envolve negócios e soluções realizadas no ambiente virtual.