Categorias
Notícias

Construção Civil

Nesse artigo, falo sobre a aceleração das tendências para o setor diante do cenário de pandemia que estamos enfrentando hoje. São esses novos saberes, desenvolvidos pelos trabalhadores e voltados não apenas para a busca da qualidade e da produtividade, que ajudam os trabalhadores a evitar acidentes. O mais contraditório é que, embora fundamentais, são saberes desprezados ou, no mínimo, desconhecidos pelos responsáveis da obra e de sua segurança. Pode-se concluir, por meio do nosso estudo, que alguns acidentes de trabalho são determinados pela introdução do novo sistema de escoramento no processo de produção. O “osso” é, assim, uma consequência da nova tecnologia, decorrente das inadequações e variabilidades originadas da introdução do novo sistema de escoramento.

A tecnologia na construção civil anda rumo a um futuro mais sustentável e econômico, e para isso vem desenvolvendo soluções mais dinâmicas para os empresários que desejam resultados de qualidade e com um retorno sobre o investimento muito mais satisfatório. Ou seja, é extremamente vantajoso investir em tecnologias para a execução da sua obra e o gasto com as tecnologias é revertido em economia de trabalho, tempo e dinheiro. Além disso, garantem uma segurança e saúde ocupacional mais apropriada para seus trabalhadores. O concreto é um dos materiais mais utilizados dentro da indústria da construção civil e um dos que mais sofre desgaste durante e após a execução da obra, demandando trabalhos de manutenção e gerando desperdício de material.

Também pronta para uso, a Malha POP Gerdau é indicada para lajes e pisos em geral. Produzida com aço CA-60 nervurado Gerdau e soldada em todos os pontos de cruzamento, garante maior segurança para pisos e lajes, evitando trincas, fissuras e embarrigamentos. Para otimizar os processos da construção, investir em elementos estruturais pré-fabricados ajudam também a manter a evolução da obra dentro do prazo estabelecido. Além disso, são mais práticos para transporte, principalmente em construções afastadas. Do lado dos trabalhadores, o levantamento revelou que, além do aumento das oportunidades de trabalho geradas no setor formal, é crescente a melhoria das condições de trabalho.

Os sistemas construtivos steel e wood frame, com excelente desempenho térmico e acústico, alto grau de precisão no processo fabril, pouca perda de materiais. Veja como a nossa tecnologia ajuda a melhorar o desempenho da área de SST na indústria no Canal OnSafety. Também podemos agendar uma reunião para apresentar os benefícios do Sistema OnSafety, será uma conversa rápida e produtiva.

Prevenindo Acidentes

Primeiro, pelo fato de os trabalhadores terem vergonha de relatar esses pequenos acidentes ou incidentes, devido a brincadeiras e chacotas por parte dos colegas. Segundo, por serem esses pequenos acidentes ou incidentes considerados de pouca importância pelos responsáveis pela segurança da obra, que não lhes dão atenção ou não têm interesse em registrá-los ou analisá-los, principalmente por acontecerem com trabalhadores terceirizados. Os acidentes com trabalhadores terceirizados somente são analisados pelos responsáveis da obra nos casos de maior gravidade.

O tempo gasto para a execução do projeto pode ser extremamente reduzido com o uso de softwares para a criação da planta, com materiais pré moldados e com automatizações para realizar cálculos mais complicados com precisão. Claro que todas estas tecnologias citadas no nosso artigo possuem um custo, até um custo elevado no caso de algumas, porém, em 2020, a implantação e adoção de novas tecnologias deve ser encarada como um investimento. Nesse contexto, tecnologias relacionadas com a SST que facilitam o gerenciamento das informações, como, o OnSafety, tecnologias móveis, a realidade virtual e aumentada, têm se destacado nas discussões no meio científico e empresarial. A tecnologia de Impressão 3D já é usada para Ville Sainte Anne Campinas impressão de componentes da da construção de uma residência como, por exemplo, o método 3D de contrução é comercializado e utilizado em países como Holanda, China e Estados Unidos.

Imóvel

Durante a fase de execução das obras podem ser utilizados diversos equipamentos móveis de superfície ou mina que permitem um controle remoto, visão 360º por câmeras, alarmes sonoro, fitas refletivas, controle de velocidade por satélite e monitoram áreas críticas de segurança para operar. O BIM pode aplicar de uma forma automatizada as regras de Segurança do Trabalho no projeto ou modelo de construção. Uma das principais inovações na Construção Civil para a Fase do Projeto surgiu na última década e é denominada de tecnologia BIM .

Assim, a inovação nesse setor busca aumentar a velocidade de produção, redução de custos, além de propor a sustentabilidade. Dessa forma, o avanço da tecnologia no setor auxilia no gerenciamento da obra e aumento da produtividade. Pesquisas apontam que a construção civil tem enorme potencial de crescimento e desenvolvimento nos próximos anos. Há expectativa de que algumas tendências e tecnologias realizem grandes transformações contribuindo para esse crescimento. {

Os Avanços Da Tecnologia De Impressão 3d Na Construção Civil

|}

O caso da lâmpada de Davy4 possibilita a compreensão de como as práticas de gestão da segurança originárias do final do século XIX contribuem para o aumento dos acidentes, quando mais destroem do que criam habilidades. A introdução desse novo sistema técnico rompe com os saberes dos trabalhadores e outros fenômenos a eles relacionados, produzindo novos acidentes . É esse saber desenvolvido pelos trabalhadores, não reconhecido pelas empresas , que garante a sua segurança frente aos riscos provenientes desse novo processo de produção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *