Categorias
Notícias

Conheça Os Principais Tipos De Concreto Utilizados No Brasil

A mistura é mais utilizada em peças pré-moldadas, fabricação de blocos, regularização de superfícies e enchimento de lajes. Como o nome diz, ele é convencional por utilizar a mistura padrão de água, cimento, areia e brita, sem aditivos.

A redução de custos com a utilização desse material é uma de suas vantagens, além da pouca permeabilidade e redução do peso das estruturas. É importante salientar que nesse tipo de concreto o que se busca prioritariamente é a diminuição da massa específica e não resistência. Com aditivos especiais que incorporam ar ao concreto ou aditivo espumante, adquire alta porosidade e baixa resistência à abrasão, podendo ser chamado de Concreto Celular.

Figura 5 – Protensão do concreto.Essa técnica consiste basicamente na inserção de cabos de aço com alta resistência no concreto. Inicialmente, são utilizados macacos hidráulicos para tencionar os cabos o máximo possível, fazendo com que eles fiquem esticados.

Em seguida o concreto é adicionado e espera-se o tempo adequado para que o concreto esteja pronto considerando a especificidades do concreto utilizado. Após o concreto estar pronto a parte dos cabos que estava para fora da peça são cortados, fazendo com que os que estão dentro retornem ao comprimento inicial. Ao voltar ao comprimento normal os cabos comprimem o concreto, desse modo, aumentando sua resistência a trações.

Principais Tipos De Concreto

É o concreto produzido em concreteira e, por isso, apresenta elevado controle tecnológico de qualidade por meio de rigorosa pesagem dos materiais constituintes e tempo de mistura.

Por meio desse processo, o cliente pode especificar o tipo de concreto desejado — maior ou menor tempo de pega, maior trabalhabilidade, elevada resistência etc. O concreto evoluiu muito, o que permitiu seu uso em diversos campos e a criação de diferentes tipos que se adaptam aos desafios e ambientes. Para atingir essa elevada variedade é utilizada enorme gama de cimentos, agregados, aditivos e formas de aplicação. Confira aqui aditivo acelerador de pega para concreto.

Por conta de o nosso relevo demandar muitas obras de contenção, esse é um tipo de concreto muito utilizado no Brasil. Ele possui uma fluidez ainda maior que o bombeável, com aditivos que elevam sua aderência ao substrato. O primeiro é utilizado na estrutura de uma construção, quando se faz necessário oferecer resistência suficiente para manter uma edificação em pé.

Devido ao maior consumo de cimento, esse aditivo para argamassa apresenta grande tendência a retração. Entretanto, essa característica pode ser reduzida por meio da adição de pozolana ou aditivos. É utilizado, principalmente, em fundações, estruturas em edifícios de muitos pavimentos e edificações de concreto moldado in loco.

Concreto De Alta Resistência

Concreto com alto módulo de elasticidade para atender a necessidade de construir estruturas cada vez mais altas, esbeltas e duráveis com maior rapidez. Ideal para elementos estruturais de concreto armado, como vigas, pilares e lajes.

Como o próprio nome sugere, é o concreto que não faz parte dos elementos estruturais de uma obra. Em outras palavras, ele é utilizado basicamente como elemento de preenchimento, não tendo a função de entregar elevada resistência mecânica para manter a construção erguida.

Inicialmente, vale ressaltar que o concreto pode ser classificado como não estrutural e estrutural, sendo a compreensão dessa classificação importante para entendermos a relevância do concreto para a construção civil. Concreto nada mais é do que uma massa composta por uma mistura de agregados graúdos , água, agregados miúdos , cimento e aditivos.

O segundo, como por exemplo o aditivo para concreto auto adensavel magro, é utilizado em partes não estruturais do edifício, possuindo uma menor resistência. Aditivos e adições são produtos fundamentais para melhorar o desempenho do concreto.

Historicamente, o uso desses materiais aumentou à medida que cresceu a necessidade de se obter concretos com características especiais. Apesar dos ganhos, o concreto leve possui maior porosidade em seus agregados, que gera um maior uso de água e riscos de segregação.

Saiba detalhes sobre reboco aqui.

18 respostas em “Conheça Os Principais Tipos De Concreto Utilizados No Brasil”

Hi, i read your blog occasionally and i own a
similar one and i was just curious if you get a lot of spam remarks?
If so how do you reduce it, any plugin or anything you can suggest?
I get so much lately it’s driving me mad so any assistance is very much appreciated.

I like the helpful information you provide for your
articles. I will bookmark your weblog and test again here frequently.

I’m fairly sure I’ll be informed a lot of new stuff right right here!
Good luck for the following!

The next time I read a blog, Hopefully it won’t fail me just as much as this one.
After all, I know it was my choice to read through, but I genuinely thought you’d have something interesting to say.
All I hear is a bunch of moaning about something that you could possibly fix
if you were not too busy looking for attention. https://about.me/tmedya

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *