Categorias
dicas

Saiba Sobre Arquitetura E Design De Interiores

A formação abarca as competências do profissional formado em Design Gráfico, mas agrega com conteúdos sobre design de produtos, que prevê o desenvolvimento de embalagens, móveis, entre outros itens. Mas as oportunidades para esse profissional não se resume a imóveis, também existem opções para atuar com urbanismo. Já em relação aos cursos, não apenas as decoração disciplinas são diferentes como a duração da graduação. Enquanto o curso de Arquitetura é uma graduação de grau bacharelado com 4 anos de duração, o de Design de Interiores é um curso superior de grau tecnológico com 2 anos de duração. Reconhecer cursos técnicos, é uma atribuição das Secretarias Estaduais de Educação , que são órgãos vinculados ao MEC.

A área da decoração é apenas um dos nichos de atuação do Designer de Interiores, mas ela certamente não se limita ao simples arranjo de móveis ou de outros objetos. Para piorar a situação, existe o imenso problema da desunião da classe à qual pertencemos. Apesar de batalharmos nas associações profissionais, a disputa insana pelo mercado, poluído por um número absurdo de profissionais, faz com que nós mesmos entreguemos aos nossos contratantes as armas para que rebaixem nossos honorários. Sendo assim, fizemos um pequeno resumo sobre o que delimita a função desses profissionais na hora de contratar seus serviços para reformular o espaço construído. Entidade responsável pela lei 13.369, que regulamentou a profissão de Design de Interiores no Brasil, e por toda a movimentação nacional da classe garantindo sua profissionalização no país.

Apaixonada por livros, música e plantas, descobriu no meio digital uma forma de impactar mais pessoas por meio dos seus posts sobre engenharia, arquitetura, design e demais assuntos relacionados à construção e sustentabilidade. Selecionar e dispor tapetes e arranjos de quadros nas paredes e reposicionar os móveis de lugar, fazendo uso, claro, dos princípios da organização dos elementos no espaço, para deixá lo mais harmonioso. Mas ouvi dizer que arquitetos não podem atuar em edificações móveis, que isso se incumbia à artistas plásticos. Sou publicitária e atuo tanto na minha área, quanto na do marketing, quanto na área de designer gráfico . Não há regras que me impeçam de atuar nos 3 campos, assim como os profissionais de design e de marketing no campo de publicidade.

Sou formado em design de interiores e curso atualmente arquitetura e urbanismo na universidade Anhembi Morumbi. Infelizmente, não tenho o curso de Arquitetura e admiro muito os bons Engenheiros, mas isso não faz me sentir melhor ou pior que ninguém, sei exatamente meu lugar e a minha responsabilidade na hora de executar uma obra. O que passo aos clientes é a harmonia na realização dos serviços, porque vejo muitas pessoas aflitas e nervosas com os profissionais que contratam. Mostro aos clientes também a praticidade do dia a dia, que a decoração lhe proporcionará.

Diferença entre design e decoração de interiores

Especialização Em Saúde: Quais São As Grandes Áreas E Salários

Para se tornar designer, o estudante pode optar entre a graduação tecnológica ou de bacharelado em design de interiores. A escolha vai depender da urgência que se tem para entrar no mercado de trabalho, já que o curso para tecnólogo tem duração mais curta (2,5-3 anos) que uma graduação . Para se tornar arquiteto, o estudante precisa fazer a graduação de bacharelado em arquitetura e urbanismo. O curso nas instituições dura, em média, quatro ou cinco anos, e pode ocorrer em tempo integral. A formação é bem ampla, e composta de disciplinas teóricas e práticas, incluindo a base, que é o projeto. Por essa razão, existem diversos cursos de graduação, em renomadas faculdades e universidades, que desenvolvem o profissional para criar soluções personalizadas de design de interiores.

Design De Interiores A Distância: É Uma Possibilidade?

Além disso, nos últimos anos, empresas de automóveis estão procurando designers de interiores para montar o interior dos novos carros. Certamente um Arquiteto também não pode alterar a estrutura, pois a maioria dos cursos não existe mais matemática e física e a estrutura aplicada nas matérias da faculdade é apenas teórica. Como pode pretender alterar a estrutura de uma construção sem a aprovação de um engenheiro calculista? Outra é que mobiliário deveria ser exclusivamente atribuição do Desenhista Industrial que estuda pra isso. Arquitetura projeta os espaços, Designer humaniza e Engenheiro viabiliza é simples. Deveriam se preocupar em reorganizar a grade curricular que é muito ampla e pouco aprofundada, vendo um pouco de cada coisa de forma superficial.

A própria associação que cuida dos interesses de designers de interiores, a ABD (Associação Brasileira de Designers de Interiores), antigamente se chamava Associação Brasileira de Decoradores. Ele deve sempre pensar nesses espaços internos da maneira mais confortável, segura, prática e bonita. Assim como o designer de interiores, o decorador pode acompanhar todo o processo de decoração, o que ajuda a garantir um resultado mais alinhado às expectativas do cliente. O profissional cuida da pesquisa de preços, compras e demais atividades necessárias para a decoração. Além de propor ideias para organização dos cômodos de uma residência — o que inclui desde a escolha de móveis até a cor das paredes, entre muitos outros elementos — o designer de interiores também pode trabalhar com outros tipos de ambientes. No setor corporativo, por exemplo, esse profissional é muito requisitado para elaborar plantas de layout.

O Que Faz Um Profissional Do Design De Interiores?

Quem me habilita é a Faculdade e o curso que faço que é reconhecido pelo MEC. Sou responsável pelo que faço e aprendi desde o primeiro período aquilo que me cabe. Aguardo uma resposta porque ninguém é palhaço pra fazer faculdade e gastar horrores e depois não poder exercer aquilo que se dispôs a aprender.

Eu como designer de interior, não tenho que reclamar na área em que eu atuo. Vocês deveriam é para com esta implicância, ou vocês estão com receio de que a procura pelos designer seja maior do que pelos arquitetos. Se a arquitetura está passando por uma dificuldade de ser reconhecida na economia atual, nós designers, não podemos pagar o pato por não termos ainda uma regulamentação.