Categorias
Sem categoria

Dupla reprovação no teste prático do Detran leva aluno agora de volta à autoescola

Ela realizou a prova prática do Detran nada menos do que oito vezes, sempre reprovando na hora da habilitação facilitada baliza. “Na segunda vez que fiz o teste, conseguir estacionar o carro bem e passei na prova. Peguei minha carteira provisória, mas cometi uma infração gravíssima antes de pegar a definitiva”, conta Paula. O exame só terá validade após o registro da presença física do candidato à habilitação/motorista, através da coleta da biometria – no início e no término da avaliação psicológica.

Caso o documento esteja vencido, o condutor deverá realizar o fluxo normal de renovação (serviço sujeito ao pagamento de taxas). Independentemente do resultado do exame médico ou da avaliação psicológica, poderá ser requerida a instauração de Junta Médica ou Psicológica ao Detran-SP para reavaliação do resultado. O novo processo de habilitação somente poderá ser iniciado após o vencimento da permissão para dirigir, ou seja, após 1 ano da data de emissão deste documento. Motorista com 1ª habilitação (permissão para dirigir) que, durante o período da permissão, cometer infração de natureza grave (5 pontos) ou gravíssima (7 pontos) ou reincidir em infração média (duas multas de 4 pontos) será obrigado a repetir o processo de 1ª habilitação (reinício de processo). O candidato à obtenção da CNH na categoria “B” pode optar por realizar até 05 horas-aula em simulador de direção veicular das 20 horas-aulas mínimas exigidas no processo de obtenção da CNH na categoria “B”.

O valor é cobrado pois a equipe do Departamento Estadual de Trânsito precisa preparar o local para o exame, disponibilizar um profissional que irá realizar o teste junto com o candidato a motorista e ainda ceder o veículo que será utilizado no exame prático. Apesar de o teste teórico ser considerado a etapa mais fácil para tirar a habilitação, é bom ficar ligado e dar importância para essa fase também, pois de todos que fazem a prova teórica 40% são reprovados, agora no teste prático os números de reprovação chegam a 70%. Ana Flávia precisou pagar apenas R$ 300 reais, que é a taxa cobrada pela autoescola para que no dia do exame prático o candidato utilize o veículo e seja acompanhado pelo instrutor, entre outras despesas.

Reprovei na prova prática do Detran, o que fazer?

Porém, se faltar no exame prático, somente a autoescola poderá agendar uma nova data. A designação de médico e psicólogo pelo sistema é feita no momento em que o cidadão dá entrada no processo de habilitação. Orientamos que o candidato compareça na unidade do Detran onde seu processo de habilitação está cadastrado e verifique como proceder. O exame é composto de 30 questões de múltipla escolha, exceto a prova de ACC, que tem 15 questões. A prova é realizada na modalidade eletrônica, ou seja, deve ser respondida diretamente no computador, e o resultado é disponibilizado logo após sua conclusão no próprio CFC ou na Central de Serviços. Também na Central de Serviços o candidato pode consultar o seu índice de desempenho na prova teórica por disciplina.

Atendimento Presencial

COMO SOLICITAR – O motorista que for vítima de catástrofes naturais pode comparecer a qualquer unidade de atendimento (não há necessidade de agendamento) para pedir a 2ª via do documento, sem custos. O Detran-SP  esclarece que todos os cidadãos devem pagar as taxas do processo de primeira habilitação, renovação, segunda via, adição ou mudança de categoria. “CNH Social”, “CNH Popular”, “CNH do Povo” e “Habilita SP” não são programas do Detran-SP.

A segunda via do documento só será emitida sem custos para os condutores registrados no Estado de São Paulo que tiverem a moradia atingida por acidentes ou eventos da natureza, como enchentes e deslizamentos de terra. Se a reavaliação feita em Junta for favorável ao pedido do candidato/condutor, este poderá prosseguir com o processo de habilitação. Se o cidadão não concordar com o resultado da Junta médica ou psicológica de recursos (1ª instância), poderá recorrer da decisão ao Conselho Estadual de Trânsito de São Paulo (Cetran) em 2ª instância. As aulas devem ser feitas previamente às aulas práticas em veículo de aprendizagem na via pública. Veja, na tabela abaixo, informações sobre o simulador de direção veicular, conforme as novas regras estabelecidas pelo Contran (Resolução n.º 789/20). No entanto, no caso de desistência por parte do aluno, este só tem direito à devolução de valores pagos (ainda que de serviços não prestados) se isso estiver especificado no contrato.

Atualmente, o DOK já atendeu mais de 200 mil motoristas e está sempre em busca de oferecer os melhores serviços e experiência aos seus clientes. Após aprovado, o candidato deverá levar a guia do exame para a autoescola e aguardar a emissão da PPD, que poderá ser recebida no endereço do novo condutor, ou então, ser retirada presencialmente. A prova prática do Detran é a última etapa do CFC e serve para avaliar o desempenho do candidato ao conduzir um veículo em ambiente simulado. Conforme mencionado, a CNH é uma concessão e não um direito, ou seja, o Detran deve escolher criteriosamente quem serão os cidadãos habilitados para conduzir veículos automotores. Caso seja positivo, é só dirigir-se à banca avaliadora e apresentar o documento para que este seja assinado e validado.

Quando reprova na autoescola, tem que pagar de novo?

Somente durante o período de permissão, o condutor não poderá cometer infração de natureza grave (5 pontos) ou gravíssima (7 pontos) ou reincidir em infração média (duas multas de 4 pontos), sob pena de ser obrigado a repetir todas as etapas necessárias da 1ª habilitação (reinício de processo). Revisão da prova escrita – em caso de reprovação, o candidato poderá realizar a revisão de sua prova no prazo máximo de 30 dias, compareça pessoalmente na unidade em que realizou o exame, munido do documento de identificação pessoal e do comprovante de marcação do exame. No caso de exame médico realizado dentro de Unidades do Poupatempo, o prazo para reavaliação sem nova cobrança de taxa ao cidadão será de até 12 meses em relação ao primeiro resultado, podendo a reavaliação ocorrer com outro médico caso o primeiro tenha deliberado essa opção.

As aulas em simulador de direção veicular tornam-se facultativas, podendo o cidadão optar por realizá-las nos processos para obtenção da CNH na categoria “B”. Para adição de categoria “B” na CNH, não há mais a possibilidade de realização de aulas em simulador. Se o candidato for reprovado em qualquer um dos exames (teórico e prático), será necessário pagar novamente a taxa de exames para o Estado. CNH digital – solicita-se que o aplicativo seja acessado pelo candidato em frente ao examinador de trânsito ou fiscal de prova, na hora exata da identificação.

Exame teórico para primeira habilitação

Conforme mencionado acima, o resultado da prova prática do Detran fica pronta no mesmo dia, logo após a realização do exame. Uma pergunta comum entre os candidatos à CNH é “como saber se passei na prova prática do Detran? Sabemos que no momento do nervosismo é normal que o candidato fique ansioso em saber o resultado.

Desde o ano de 2005, o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) realiza a renovação e aproveitamento do processo de primeira habilitação, com o intuito de oferecer economia e praticidade para quem não conseguiu concluir o procedimento no prazo. Nesta semana, o projeto obteve aprovação na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados. De acordo com a Agência Câmara de Notícias, o relator deputado Alex Santana (Republicanos-BA) apresentou parecer pela aprovação da proposta. A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que… Cometer uma falta eliminatória ou ultrapassar 3 pontos negativos resultará na reprovação. Para as categorias B, C, D e E, o tempo de exame passa a ser cronometrado a partir do momento que a frente do carro alcança o primeiro balizador.

Os exames do Detran podem se tornar o pesadelo de quem está correndo atrás da primeira habilitação, mas, por conta do nervosismo ou falta de treino, foi reprovado. Nesse momento, o importante é não desanimar, pois há excelentes motoristas que não conseguiram passar de primeira nos teste. A primeira habilitação pode ser concedida pelo Detran-SP para as categorias “A”, “B” ou “A e B”, pelo período de um ano para os candidatos considerados aptos nos exames teórico e prático.