Categorias
dicas

Bateram no carro da minha empresa sou obrigado a pagar?

Uma das questões que mais geram dúvidas aos motoristas envolvidos em acidentes de trânsito são os procedimentos necessários, havendo ou não vítimas fatais. Por isso, um dos primeiros procedimentos é identificar se alguém envolvido no acidente se feriu e qual a gravidade dos ferimentos. O segundo passo é ligar para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) sinalizando o acidente e explicando a situação, mesmo que os ferimentos sejam leves. Hildevan, transitar com o pisca alerta ligado é contra a lei. Pisca alerta é apenas para carro parado, como em congestionamentos, sinaliza pro carro de trás que vc está parado e ele diminui ao invés de dar em cheio na sua traseira. Numa freada de emergência a obrigação é do veículo que vem atrás estar a uma distância que ele consiga frear e isso varia de veículo para veículo.

Multas em cascata: quando uma infração de trânsito gera múltiplas punições

Para issoservem as lanternas de sinalização de freio. Vale lembrar que a distância segura adotada na direção defensiva é aquela em que eu possa ver os pneus dianteiros do carro à frente tocaram o solo, ou a contagem dos 2 para 3 segundos do veículo à frente em relação a um ponto fixo para a distância do veículo que vem atrás. Br 101 carros pode andar a 110 km por hora todas pistas ocupadas aí um abestado resolve tocar o pé no freio por se assustar e vc está na distância segura e acha que consegue parar a 110 km por hora evitar uma colisão traseira. Exatos um ano após a colisão a outra parte me aciona pedindo o custo de um veículo com perca total apresentando somente orçamento e a reclamação.

Bateram no Meu Carro, O Que Fazer?

Se os veículos estiverem em condição de rodar, é orientado que esses veículos sejam movidos para algum local próximo permitindo assim que o fluxo de trânsito volte ao normal. Caso algum automóvel tenha sofrido danos que prejudiquem seu funcionamento, um guincho deverá ser acionado para rebocar do local. Ainda, cabe lembrar que aqueles que sofrerem acidentes e tiverem sua integridade física prejudicada de alguma forma têm direito à indenização do Seguro DPVAT. As coberturas são para reembolso de despesas médicas – não valendo para procedimentos realizados via SUS -, morte e invalidez permanente.

Acidente de trânsito sem vítima

Eles costuram entre os carros, sao abusados demais. Para a distância lateral, conclui o especialista, vale lembrar que quando falamos de bicicletas, os veículos que queiram ultrapassá-las deverão manter uma distância de segurança 1,5 m. Porém, existe um método simples para auxiliar o condutor a ter uma referência de distância de frenagem, chamado de “regra dos dois segundos”, indicado para dias com condições favoráveis de tempo e via.

Quem bate é obrigado a pagar?

O terceiro passo é acionar as autoridades policiais para que seja registrado o boletim de ocorrência (B.O.) e sejam identificados os motoristas e vítimas envolvidos no acidente. É importante frisar que é dever do condutor do veículo prestar socorro às vítimas do acidente, independentemente de sua versão dos fatos. Caso contrário, poderá ser autuado por infração de trânsito ou acusado de crime de trânsito. “Na maioria das vezes, o motorista que bate atrás de outro veículo desrespeitou a distância de segurança frontal. Porém, nada impede que o condutor à frente seja o responsável pelo acidente por ter, por exemplo, freado bruscamente”, analisa o advogado”. Se você está a 130 e consegue freiar, o carro de trás terá a distância de segurança para dar tempo de reação, e também conseguirá freiar sem bater. Tem que ser muito lerdo ou desatento para não conseguir, e devemos sempre nos lembrar de manter a distância e a velocidade compatíveis com a via, com as condições e com a capacidade de seu veículo.

A Polícia Militar também deve ser acionada sempre que alguém se machucar no trânsito da cidade ou das rodovias estaduais. Nesses casos, o boletim de ocorrência (B.O.) para acidentes de trânsito é realizado pelo policial no local do acidente”, afirma Marco. Conhecer os procedimentos necessários quando existe um acidente de trânsito é necessário para evitar desesperos e para assegurar que os direitos dos envolvidos sejam cumpridos, bem como suas responsabilidades. O seguro é um recurso que vale a pena porque é um grande aliado quando acontecem eventos dessa natureza. Estar assegurado previne o cliente de dores de cabeça relacionados a burocracia e gastos de concerto.

Em 2005 sofri um acidente, em um trecho de serra, muita chuva o veículo a frente parou bruscamente e a luz de freio não acendeu,houve colisão, mas fui beneficiado por causa do veículo a frente não estava regular. Então você acha que um veículo vai te ultrapassar e entrar na frente do seu em um tempo menor do que o tempo que você leva para freiar e manter a distância de segurança? Se um babaca entra na sua frente e você tem o mínimo de reflexo e noção, já terá feriado e a uma distância segura antes dele terminar a manobra.

Por isso fotografar os carros se torna uma valiosa prova caso seja necessário recorrer à Justiça. Se houver testemunha, peça também o contato dela e pergunte se ela pode ajudar testemunhando o que aconteceu. Seguro de caminhão Esteja atendo pois existe uma multa no valor de 130 reais e 16 centavos para quem deixar o carro impedindo o trânsito local, e além do valor da multa, 4 pontos na carteira serão registrados.

Se houver alguma pessoa machucada, se houver brigas ou agressões entre os envolvidos, se houver algum motorista alcoolizado, ou com alguma atitude suspeita. Esteja ciente que mesmo que as coisas não se resolvam momentaneamente, até a Justiça poderá ser acionada caso a repercussão do acontecido seja negativa ou danosa para alguém que consiga comprovar isso. No entanto, se ninguém se machucar e o dano for apenas material, o indicado é que os envolvidos troquem seus contatos e resolver de maneira amigável, além disso, anotar a placa do(s) veículo(s) envolvido(s) é extremamente importante porque algumas vezes a informação de contato pode ser registrada errada.

Mas é necessário haver essa conduta positiva do trabalhador. O caso fortuito não é de sua responsabilidade (quebra do freio, por exemplo). Também não é de sua responsabilidade o acidente decorrente da má conservação do veículo (dever de conservação do patrão), da rodovia ou avenida (dever de conservação do Poder Público). Os crimes sempre serão apurados em processo judicial, em que o condutor terá seu direito à defesa assegurado. No caso das infrações administrativas, o procedimento levará à abertura de processo administrativo, em que o motorista poderá recorrer.

Se você tiver deixado o carro estacionado e ele tenha sofrido algum dano decorrente de alguma batida e o culpado não esteja no local você poderá tomar providências que também servem para o primeiro Seguro auto caso que relatamos. Procure por testemunhas que possam ter percebidos detalhes que você não, como a placa do carro. Procure por câmeras de segurança, elas podem ter registrado o ocorrido.